quarta-feira, junho 23, 2010

Caixa de CDs traz registro definitivo da obra de Chopin

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Coleção com 17 discos reúne interpretações
de alguns medalhões do meio

Não têm faltado lançamentos para celebrar o bicentenário de nascimento de Frederic Chopin (1810-1849), mas esse aqui liquida o assunto: uma caixa com a obra completa do pianista-compositor polonês. "Chopin Complete Edition" reúne 17 CDs, combinando o que há de melhor nos catálogos de dois grandes selos eruditos: Deutsche Grammophon e Decca. Como resultado, a coletânea traz pesos-pesados até em itens menos conhecidos.

É um luxo ter o refinamento intimista do chileno de temperamento germânico Claudio Arrau (1903-1991) em obras para piano e orquestra como o "Rondó à la Krakowiak" e a "Fantasia Sobre Árias Nacionais Polonesas". No pouquíssimo executado "Trio em Sol Menor", a gravação é do Beaux Arts Trio, enquanto Mikhail Pletnev toca o quase desconhecido "Rondó Op. 16".

REGISTROS CÉLEBRES
Os itens célebres trazem alguns registros que estabeleceram os patamares de excelência pelos quais essas obras são hoje julgadas. É o caso, por exemplo, da leitura de Maurizio Pollini para os "Estudos", feita em 1972, e que, até hoje, consiste em um dos mais acabados exemplos de perfeição e excelência pianística disponíveis em disco.

Ou, ainda, do absoluto comando do polonês Krystian Zimerman, que comparece com uma interpretação sólida das quatro baladas, bem como a revolucionária gravação dos dois concertos para piano que, sem regente, fez, em 1999, para os 150 anos de morte do compositor.

As polonaises também estão a cargo de Pollini. Já as mazurcas e valsas se fazem representar pela inteligência de Vladimir Ashkenazy.

A poesia dos noturnos reside nas mãos pequenas e inspiradas de Maria João Pires, e a "Sonata para Violoncelo e Piano", no incrível duo formado por Mstislav Rostropovich e Martha Argerich. Em meio a tantos medalhões, há espaço ainda para emergentes do teclado.

Caso do chinês Yundi Li, 27, com uma gravação de 2004 dos improvisos, ou, especialmente, do espetacular polonês Rafal Blechacz, 24, vencedor da edição 2005 do Concurso Chopin, que demonstra assombrosa maturidade em sua gravação dos prelúdios. Vale muito a pena!

CHOPIN COMPLETE EDITION GRAVADORA
Deutsche Grammophon
QUANTO R$ 292 (a coleção com 17 CDs)
AVALIAÇÃO ótimo

Nenhum comentário: