domingo, julho 21, 2013

NADA É IMPOSSÍVEL

O que define o “ídolo”? Como um indivíduo comum consegue se destacar do rebanho e passa a atrair o respeito e a admiração daqueles que acompanham suas peripécias?
Antoine Rizkallah Kanaan Filho tem uma resposta boa para essas perguntas: “Existem várias maneiras para você se tornar um ídolo. E acho que agora sou, pela minha personalidade, por tudo o que eu passei, pela minha história de vida”.
Ah, vocês não fazem ideia de quem seja o nobre Antoine e por que essa pessoa mereceu ter sido citada nestas bem traçadas? Pois saibam que ele é mais conhecido pelo seu “nome de guerra”: Tony Kanaan – “apenas” o último vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. Um feito espetacular para esse grande piloto, que muito bem representa o Brasil na Fórmula Indy, e por uma série de razões.
Quase um mês atrás, Tony concedeu uma ótima entrevista ao site da Revista Warm Up. Está devidamente postada no meu blog, inclusive com o link da página original. Nessa conversa por telefone com os jornalistas Victor Martins (São Paulo) e Hugo Becker (de Guarulhos), ele falou a respeito das imensas dificuldades encontradas para disputar as 500 Milhas este ano, em razão da questão dos patrocínios; de sua mágoa com a equipe Andretti, que o dispensou em 2011 e dos seus planos para a eventualidade (nem um pouco remota) de não conseguir correr na Indy em 2014.
“Tem possibilidade de eu sair?”, pergunta durante o bate-papo e se encarrega da resposta: “Tem. Não é que eu esteja querendo sair. Mas o negócio é o seguinte: meu contrato está vencendo. Eu sou um piloto que está disposto a guiar para quem me oferecer um contrato. Estou muito bem onde eu estou. Estou com a equipe que eu construí. Hoje, tenho um grupo de pessoas que são os caras que eu realmente quero que trabalhem para mim. Só que a gente precisa arrumar o dinheiro. Se a equipe não arrumar o dinheiro, e acontecer de eu arrumar metade do orçamento e achar, de repente, uma outra equipe que tenha um pouco mais de grana, que quer me pegar porque eu ganhei e que tem a outra metade, vou ter que fazer uma avaliação disso”.
Diante de todas essas incertezas, apenas uma realidade não pode ser contestada: a vitória nas 500 Milhas o colocou em um patamar acima, em termos de importância para o automobilismo. Uma conquista maiúscula, pela qual será lembrado sempre que alguém se dispuser a contar a história do que acontece antes de maio chegar ao fim, no Indianapolis Motor Speedway.
Quanto à atual temporada da Fórmula Indy, Kanaan é o sexto colocado na classificação. Talvez não dê, no que resta de temporada, para superar Pagenaud, Andretti, Hunter-Reay, Dixon e o líder, Helio Castroneves.
Mas como se sabe, nada é impossível para quem acabou de se tornar lenda.


Um comentário:

Renata Ribeiro disse...

Acabo de conhecer um ídolo :)