terça-feira, setembro 25, 2007

CELEBRAÇÃO À LEITURA

DE O ESTADO DO MARANHÃO
Biblioteca Pública Benedito Leite completa 178 anos com vasta programação, de
hoje ao dia 5 de outubro
Espaço para o estudo, a pesquisa e o aprendizado, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) está completando 178 anos. Para marcar a data, será realizada uma vasta programação que começa hoje e prosseguirá até o dia 5 de outubro, incluindo oficinas, conversas literárias, lançamento coletivo de livros e muito mais. O tema que norteia as atividades é Democratizando o conhecimento e fortalecendo a cultura maranhense.
O roteiro será iniciado hoje, às 8h30, numa missa em ação de graças com participação do Madrigal Santa Cecília. Às 16h, haverá apresentação do Grupo Poiesis. Amanhã, das 8h às 12h, será realizada a oficina Políticas de Leitura, com a facilitadora Mary Ferreira. À tarde, das 14h às 18h, haverá oficina de dinamização A Magia da Leitura, com Aline Nascimento.
Para fechar o dia, Conversas Literárias. Como convidados da primeira edição do bate-papo, as poetisas Lúcia Santos e Geane Fiddan e os jornalistas e poetas Fernando Abreu e Reuben Cunha. Em seguida, haverá leitura dramática de texto de Fernando Arrabal, com os atores Keyla Santana e Adão Monteiro, e show do cantor e compositor Uimar Cavalcante, do Quarteto de Saxofone e Madrigal da Emem.
Sexta-feira, dia que marca o aniversário da Biblioteca, das 8h às 12h, Erivaldo Freire ministrará a oficina Conectando o Biblivre - programa de automação de bibliotecas. Às 18h, haverá conversa que abordará questões como o projeto de Modernização do Setor de Jornais e Obras Raras da BPBL (aprovado pela Petrobras e ainda sem data para ser iniciado) e do Escritório de Direitos Autorais (EDA), vinculado à Biblioteca Nacional e que será instalado na Casa dia 1º de outubro. “Nesse momento, abriremos espaço para falar de projetos mais recentes e que estão sendo trabalhados pela biblioteca”, declara o diretor Moisés da Costa Silva.
Sobre o EDA, haverá uma palestra na noite de sexta-feira, com o representante do Ministério da Cultura, Jaury Nepomuceno de Oliveira, que no dia seguinte fará treinamento com funcionários da ‘Benedito Leite’ e da Universidade Federal do Maranhão. “Com a instalação do escritório, os autores poderão fazer o registro de propriedade intelectual de suas obras aqui mesmo em São Luís”, diz Aline Carvalho Nascimento, responsável pelo Processamento Técnico da BPBL.

COLETIVO
Na seqüência haverá o lançamento coletivo de 12 obras maranhenses - a maioria posta no mercado há algum tempo. Na lista, Terra Viva, de Adilson Miranda; Ginástica Mental, de Alcino de Deus Bilio Torres; Quem conta um conto, acresce um ponto, de Antônio Carlos Dias (Antonio Tarrah); Algodão: ouro branco, Antonio Guimarães; Sabotagem em Alcântara: A explosão do foguete brasileiro, de Augusto Blum; Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em Ciências da Informação, de César Augusto Castro; Escola paroquial Frei Alberto, coleção Infantil I, II e III; Deus e o Diabo nas terras de Guimarães, de Murilo Moreira de Souza Filho; São Luís era assim, de José Ribamar Martins; As caetanas vão à luta, de Maria Mary Ferreira; Insurreição de Escravos em Viana: 1867, de Maria Raimunda Araújo; e Mistério no reino de Valdívia, de Wilson Marques.
Para fechar a noite, será feito o lançamento do Catálogo de Jornais Maranhenses da BPBL, que incluirá todo o acervo do gênero abrigado pela casa e estará a disposição para pesquisadores. Ainda na programação, de 3 a 5 de outubro, será desenvolvido o projeto Criança Lendo, São Luís Vivendo, que acontecerá na Biblioteca Infantil Viriato Corrêa (Praça Deodoro), sempre das 8h30 às 11h30.

Uma das mais antigas do Brasil

A Biblioteca Pública do Estado do Maranhão foi criada no período imperial, 1º reinado, em 28 de setembro de 1829. Para alguns historiadores, é considerada a segunda biblioteca pública mais antiga do Brasil. Sua criação foi resultado do esforço de intelectuais que, queriam mostrar como no estado se valorizava o pensamento e a arte. Apesar de criada em 1829, somente em 3 de maio de 1831 é que foi aberta ao público oficialmente.
O atual prédio da Biblioteca Pública Benedito Leite foi construído em estilo colonial neoclássico no início da década de 50 do século passado, sendo inaugurada em 19 de setembro de 1951. É dotado com aparelhagens de climatização e de informatização.
Tem acervo de mais de 120 mil obras, entre livros, revistas, jornais, fotografias, microfilmes, manuscritos, diários oficiais, livros em braille e folhetos. Destas, 9.670 são obras raras, das quais 1.600 maranhenses. Nas estantes, estão títulos como O mentor inglês, de Antônio Picaluga (1829) e Alteraçoens de Évora, de Dom Francisco Manuel (1637), além do jornal O Conciliador, de 1821, primeiro editado no Maranhão e da primeira edição do Diário Oficial do Maranhão (1906).
A Biblioteca Pública do Estado do Maranhão está localizada na área central de São Luís, na Praça do Panteon (ou Praça Deodoro) e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 19h.

Nenhum comentário: