quinta-feira, outubro 11, 2012

Aluno do Piauí ganha concurso de redação do Senado

http://www.cidadeverde.com/aluno-do-piaui-ganha-concurso-de-redacao-do-senado-veja-o-texto-115266

11/10/12, 19:03


Aluno do 3° ano do Ensino Médio, Rodrigo Brito de Sá, conquistou o terceiro lugar no 5º Concurso de Redação do Senado Federal

A Unidade Escolar José Alves Bezerra, localizada a 360km de Teresina, tem mais um motivo pra comemorar. A escola que foi uma das grandes vencedoras da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012 e recebeu R$ 2.000,00. Agora, ela festeja o 3º lugar nacional no 5º Concurso de Redação do Senado Federal. Rodrigo Brito de Sá, aluno do 3º ano do Ensino Médio, comemora os frutos da dedicação e do esforço dentro e fora da sala de aula. "Estou muito feliz por esse resultado. Não tenho nem o que falar, só agradecer", diz o estudante.

A diretora da escola, Josete Bezerra, declara que ver um aluno de sua escola ser reconhecido assim é emocionante. "Ganhar esse prêmio é o resultado conjunto do trabalho de professores, gestores e alunos. É saber que, no fim das contas, toda a dedicação, compromisso e esforço sempre valem à pena".

Os primeiros colocados foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram anteriormente por dois crivos: uma seleção na escola, quando as instituições de ensino enviaram o trabalho escolhido para representá-las no certame junto à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), e outra no próprio órgão, que nomeou um finalista para a etapa nacional.

Acompanhado pelo professor de língua portuguesa da escola, Satírio, Rodrigo irá para a cerimônia de premiação no Palácio do Congresso Nacional, onde serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional ainda serão premiadas com computadores para uso coletivo.

Além disso, os finalistas participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País. A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Leia, na íntegra, a redação vencedora:

Meu município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro

Monsenhor Hipólito, meu amado e pacato município é o melhor lugar do mundo e uma peça importante nesse grande quebra-cabeça que forma o meu país. É um lugar pequeno, mas rico pela inteligência e sabedoria de pessoas simples e fortes que lutam, fervorosamente, pelos seus ideais. Assim é o meu lugar, uma gota d?água nesse imenso oceano chamado Brasil, retrato fiel dessa grande nação.

Situado no interior do Piauí, polígono da seca do semi-árido nordestino, foi emancipado em 1957 e conta, hoje, com aproximadamente oito mil habitantes, um povo que, ao longo do tempo, vem construindo a sua história e demonstrando a força e o desejo de vencer. Um lugar de gente que, assim como todos os brasileiros, apesar dos obstáculos, insiste em alcançar seus objetivos sempre na perspectiva de progredir.

A agricultura e pecuária são as maiores fontes de renda e pilares de sustentação da economia de nosso povo que, mesmo diante das dificuldades causadas pelas frequentes secas que assolam este torrão, não para no tempo, ergue a bandeira da garra e da luta em busca do melhor para sua gente.

Meu município é referência em educação, fato que tem nos causado muito orgulho pelas conquistas de vários prêmios a nível estadual e nacional, resultado do potencial cultural e intelectual que emana das pessoas que vivem aqui. Assim é o meu lugar, assim é o hipolitano, gente forte e perseverante que não se cansa de lutar para encontrar a forma perfeita de encaixar-se, corretamente, na construção desse quebra-cabeça brasileiro.

Mesmo pequeno e difícil de vê-lo no mapa, aqui se agrega talentos que se revelam na política, na cultura, na educação e na economia. Por isso, somos, sim, importantes. Temos, sim, grandes ideais. Fazemos, sim, parte de um Brasil grandioso. E, temos, sim orgulho de ser peça fundamental e indispensável que completa esse imenso quebra-cabeça que é o meu querido Brasil.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: