sexta-feira, outubro 12, 2012

Campeonato Carioca de 2013 pode ter turno extra para definição de time campeão

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/estadual-do-rio/ultimas-noticias/2012/10/12/campeonato-carioca-de-2013-pode-ter-turno-extra-para-definicao-de-time-campeao.htm

12/10/2012 - 15h29
Do UOL, no Rio de Janeiro

O Campeonato Carioca de 2013 pode ter novidades em relação ao regulamento dos últimos anos. Além da Taça Guanabara (1º turno) e Taça Rio (2º turno), a fórmula de disputa indica a realização de um terceiro turno para alcançar o campeão da competição. O número de 16 clubes será mantido. A sugestão do turno extra partiu das agremiações de menor investimento. A proposta ainda está sendo analisada pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), mas provavelmente será posta em prática nos arbitrais. O próximo está marcado para o dia 31 de outubro.
A ideia do 3º turno é a de uma disputa entre os quatro melhores colocados no geral, excluindo-se desta forma os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio. Sempre em jogo único, o primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo rivaliza com o terceiro. Os vencedores passam à semifinal. Os adversários serão os campeões das Taças Guanabara e Rio, estes com vantagem do empate.
Se a mesma equipe conquistar os dois primeiros turnos, tem acesso direto à final. A outra vaga será decidida entre os vencedores do turno extra. O novo formato lembra o do Campeonato Catarinense. Mesmo que o mesmo time conquiste os dois turnos disputa uma final contra o de melhor pontuação.
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ainda tratam a questão de forma embrionária e mostram preocupação principalmente pelo calendário apertado do futebol brasileiro. Caso a nova fórmula seja aprovada, terá de vigorar por pelo menos dois anos por conta do Estatuto do Torcedor. Presidente da Ferj, Rubens Lopes está convencido de que a mudança pode ser positiva para o futebol carioca em termos técnicos e econômicos.
“Vamos privilegiar a melhor pontuação. Isso corrige uma distorção. Um clube que não ganhou o primeiro ou o segundo turno ainda tem chance caso chegue à final. O vencedor da Taça Guanabara não estará direto na final. E sim, na semifinal, por conta deste grupo novo. Em vez de dois turnos, teremos três. Quem ganhar os dois iniciais vai direto para a final e não é mais automaticamente campeão. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo da final, conforme aconteceu este ano”, explicou à Rádio Tupi.

Nenhum comentário: