segunda-feira, janeiro 09, 2012

Carnavais e carnavais

Existem Carnavais (com o "c" maiúsculo) e carnavais.
O primeiro, claro, é o do Rio de Janeiro. Não importa se alguns presidentes de escolas de samba de lá: a organização dos desfiles é invejável. Tudo muito profissional, com a ordem dos desfiles definida desde o meio do ano passado, praticamente. Ontem, ocorreu um ensaio técnico, para definir como cada escola vai passar na Marquês de Sapucaí.
Além disso, as mulheres mais belas deste país serão rainhas de bateria das principais agremiações. No sábado, fiquei observando uma das passistas da Favela do Samba, no Bloco da Imprensa. Simpática, mas não chega nem à sombra das beldades de uma Beija-Flor, de uma Mangueira, de uma Grande Rio.
Agora, o carnaval com "c" minúsculo é o daqui de São Luís. O mais engraçado é que a Fundação Municipal de Cultura anuncia aos quatro ventos e a plenos pulmões que já realizou o sorteio da ordem do desfile das escolas de samba. Teria sido uma felicidade geral para nós, ludovicenses, se a maioria dos nossos grêmios carnavalescos, que todo ano ficam de pires na mão, já estivessem apenas aguardando o momento de atravessarem a Passarela do Samba.
A boa e velha Marambaia, por exemplo, não tem nada pronto. Parece que a intenção vai ser homenagear os 400 anos de São Luís, mas até agora está com seu carnaval ameaçado.
Aí, eu fico pensando: se a Marambaia não se viabilizar como escola, vai acabar virando bloco tradicional. E ainda assim terá dificuldades para desfilar no Circuito de Rua da Madre Deus.

Nenhum comentário: