segunda-feira, janeiro 23, 2012

VAMOS RIR, QUE É MELHOR

Diante de barbaridades como a tragédia do naufrágio do Concordia e o confronto entre a Polícia Militar e os pobres-coitados do Pinheirinho, acho que não seria de mau gosto ler um livro para lá de engraçado, que é "O humor da Playboy". Vejam como é a vida: comprei esse livro no começo de dezembro e só ontem fui capaz de lê-lo. E não me decepcionei com a leitura. A seção do "Planeta Diário" é a melhor de todas, com as frases de para-choque de caminhão: "A inveja é a arma dos invejosos", foi a primeira frase; "A merda é a arma dos incompetentes", foi a segunda frase; "A merda é uma merda", foi a frase vencedora. Adorei.
Mas como hoje é segunda-feira, transcrevo um trecho muito legal de "Abaixo a segunda-feira", de Luis Fernando Verissimo:
"Você acorda na segunda-feira como se fosse o primeiro dia da criação. Passa algum tempo só dando nome às coisas, como Adão no Paraíso: meu trabalho, meu lençol, meus pés, meu pijama, meus braços e, ai, minha cabeça! Então tudo começa a voltar, como um gosto ruim na boca. Os excessos do fim de semana. As dores musculares daquele joguinho de bola em que você se meteu, animado pela cerveja e pela ilusão de ainda ser o bom ponteiro de antigamente. A mistura de bebidas. O discurso que você fez no meio da noite e da rua. O vexame. O que foi que eu disse no meio da rua? Você não consegue se lembrar. A cabeça dói. Você pensa em ficar na cama. Para sempre! Mas precisa se levantar, é segunda-feira. O sopro da vida está em suas narinas; tudo recomeça".
Só um gênio totalmente fera como Verissimo poderia escrever algo assim. É claro que não há como sequer igualá-lo ou imitá-lo. Porque para cada cabeça uma sentença. O jeito é ter seus textos como inspiração, enquanto procuramos nosso próprio caminho no mundo das letras.

Nenhum comentário: